WLTP: consumos e emissões

O que é o WLTP?
A abreviatura WLTP significa Worldwide Harmonized Light-Duty Vehicle Test Procedure e consiste num teste que calcula os valores do consumo e dos gases de escape de um veículo num banco de ensaio. Desde 1 de setembro de 2017 que o WLTP tem vindo a ser introduzido progressivamente, substituindo o NEDC, o anterior processo de teste. Graças ao seu alinhamento dinâmico, o WLTP aproximou-se agora de modo claro da condução real.
O WLTP caracteriza-se por acelerações bastante superiores, bem como por um perfil de condução que é notoriamente mais dinâmico. A velocidade máxima aumentou para 131 km/h e a velocidade média aumentou para 47 km/h.
O tempo de marcha prolongou-se por mais 10 minutos, a proporção de percursos em autoestrada recriados nos rolos aumentou e, ao mesmo tempo, os tempos de imobilização reduziram. Os percursos de condução duplicaram em 23 quilómetros. Os pontos de acionamento são calculados preliminarmente em função do veículo e da cadeia cinemática.
Todos os equipamentos opcionais que influenciam a aerodinâmica do veículo, a resistência ao rolamento ou as dimensões do veículo, passam no futuro a influenciar a avaliação. O consumo de energia elétrica das funções de conforto provoca também um acréscimo nos valores de CO2. O ar condicionado é a única exceção na primeira fase do WLTP.
Com o WLTP será incorporado um padrão vinculativo mundialmente. Os países da UE assumem aqui a liderança. Isto ajuda a comparar entre si o consumo de combustível e as emissões de substâncias poluentes de veículos de diferentes fabricantes. Estes padrões contribuem ainda para que as autoridades possam verificar o cumprimento dos valores limite legais relativos aos gases de escape – desde os hidrocarbonetos (HC) passando pelo monóxido de carbono (CO), pelo óxido de azoto (NOx), até às partículas.